“O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a
previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos
objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo
de ensino. É um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento
de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação, um processo de
racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a
atividade escolar e a problemática do contexto social”.
Libâneo (1994)
01/03/2017
·
Saudação da diretora.
·
Vídeo motivacional: Construa sua arca - https://www.youtube.com/watch?v=wNGNrRtbwCM
·
Vídeo: teoria das relações humanas. - https://www.youtube.com/watch?v=tCicwnFn4ms
·
Plataforma Foco Aprendizagem – conhecendo e
analisando.
Para a saudação...um mimo preparado com muito carinho.


Analisando resultados na Plataforma Foco Aprendizagem
02/03/2017
·
Saudação da diretora.
·
Trecho do filme “Mãos talentosas”.
·
Verificação das metas propostas em 2016.
·
Linha do tempo Currículo e Avaliações.
·
Gestão de resultados Educacionais – fragmentos
do texto de Heloísa Lück
·
Sessão de estudos
·
Competências e habilidades
·
Oficina: Nós, as competências e as habilidades.
O dia 02/03 foi de muito trabalho e estudo, por isso a oficina "Nós, as competências e as habilidades" foi preparada no dia 02 e teve seu fechamento no dia 03.
A oficina:
Oficina: Nós, as competências e as habilidades
1 . Distribuídos em grupos por área/disciplina de conhecimento
devem realizar a leitura do quadro de habilidades dos grupos I, II e II
dispostos abaixo (retirados das Matrizes de Referência para Avaliação SARESP
(p. 17-20)) e classificá-las de acordo com a legenda abaixo:
P – Prioritárias
RI – Relativamente Importante
PT – Pouco Trabalhada
C – Habilidades a serem trabalhadas conjuntamente em todas as
áreas
HABILIDADES DO GRUPO I
( ) Observar para levantar
dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas
representações.
( ) Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos
objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição.
( ) Identificar uma
descrição que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos,
da fala, de diferentes tipos de texto.
( ) Localizar um objeto,
descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou
localizar uma informação em um texto.
( ) Descrever objetos, situações, fenômenos, acontecimentos etc. e
interpretar as descrições correspondentes.
( ) Discriminar,
estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes
níveis de semelhança.
( ) Constatar alguma relação entre aspectos observáveis do objeto,
semelhanças e diferenças, constâncias em situações, fenômenos, palavras, tipos
de texto etc.
( ) Representar
graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos, gráficos etc.) os
objetos, situações, sequências, fenômenos, acontecimentos etc.
( ) Representar quantidades
por meio de estratégias pessoais, de números e de palavras.
HABILIDADES DO GRUPO II
( ) Classificar – organizar (separando) objetos, fatos, fenômenos,
acontecimentos e suas representações, ações, de acordo com um critério único,
incluindo subclasses em classes de maior extensão.
( ) Seriar – organizar objetos de acordo com suas diferenças,
incluindo as relações de transitividade.
( ) Ordenar objetos, fatos,
acontecimentos, representações, de acordo com um critério.
( ) Conservar algumas
propriedades de objetos, figuras etc. quando o todo se modifica.
( ) Compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenômenos ou
acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases etc.
( ) Fazer antecipações sobre o resultado de experiências, sobre a
continuidade de acontecimentos e sobre o produto de experiências.
( ) Calcular por estimativa a grandeza ou a quantidade de objetos,
o resultado de operações aritméticas etc.
( ) Medir, utilizando
procedimentos pessoais ou convencionais.
( ) Interpretar, explicar o sentido que têm para nós
acontecimentos, resultados de experiências, dados, gráficos, tabelas, figuras,
desenhos, mapas, textos, descrições, poemas etc. e apreender este sentido para
utilizá-lo na solução de problemas.
HABILIDADES DO GRUPO III
( ) Analisar objetos, fatos, atos, acontecimentos, situações, com
base em princípios, padrões e valores.
( ) Aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou
conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes; aplicar fatos
e princípios a novas situações, para tomar decisões, solucionar problemas,
fazer prognósticos etc.
( ) Avaliar, isto é, emitir julgamentos de valor referentes a
acontecimentos, decisões, situações, grandezas, objetos, textos etc.
( ) Criticar, analisar e julgar, com base em padrões e valores,
opiniões, textos, situações, resultados de experiências, soluções para
situações-problema, diferentes posições assumidas diante de uma situação etc.
( ) Explicar causas e
efeitos de uma determinada sequência de acontecimentos.
( ) Apresentar conclusões a
respeito de ideias, textos, acontecimentos, situações etc.
( ) Levantar suposições
sobre as causas e efeitos de fenômenos, acontecimentos etc.
( ) Fazer prognósticos com
base em dados já obtidos sobre transformações em objetos, situações,
acontecimentos, fenômenos etc.
( ) Fazer generalizações (indutivas) a partir de leis ou de
relações descobertas ou estabelecidas em situações diferentes, isto é, estender
de alguns para todos os casos semelhantes.
( ) Fazer generalizações
(construtivas) fundamentadas ou referentes às operações do sujeito, com
produção de novas formas e de novos conteúdos.
( ) Justificar acontecimentos, resultados de experiências,
opiniões, interpretações, decisões etc.
2. Pensando nas habilidades inerentes a sua disciplina e/ou área,
selecione três para cada tópico abaixo:
A)
Aquelas nas quais os alunos
apresentam menores dificuldades
1.
2.
3.
B) Aquelas nas quais os alunos apresentam maiores dificuldades
1.
2.
3.
A partir do exposto na questão anterior (letra B – maior
dificuldade), o grupo deve escolher uma habilidade e propor uma atividade
para desenvolver e ser trabalhada em sala de aula.
Finalizando:
O grupo de professores deve
sistematizar as respostas das questões propostas, a fim de apresentar ao corpo
docente os resultados, para que se possam mapear as habilidades pouco
trabalhadas e as que poderão ser trabalhadas conjuntamente durante o ano
letivo, bem como as sugestões de atividades para a realização desse trabalho.
fonte: Diretoria de Ensino de Sorocaba
Núcleo Pedagógico
Contribuições para o Planejamento de 2014
As apresentações das oficinas
Plano de ação por disciplina e série
Nenhum comentário:
Postar um comentário