terça-feira, 15 de março de 2016

Trovadorismo e "O nome da Rosa"



Professor Pepe e seus 1ºs anos:
Primeiro toda a contextualização. Situando os alunos histórica e literariamente. 
Depois, com o filme "O nome da Rosa", um mergulho na Idade Média.



T R O V A D O R I M O



CONTEXTO HISTÓRICO
- Feudalismo
- Teocentrismo (Deus é o centro de tudo)
- Cruzadas (Guerras Santas)
- Peste negra (1/3 morre)

SISTEMA FEUDAL
- Feudo – porção de terra. Senhor feudal + membros empobrecidos da nobreza + cavaleiros + camponeses livres e servos = unidos por uma relação de dependência = vassalagem.
- Vassalo – direito de viver na propriedade, cultivar a terra, além de receber a proteção. Fidelidade e pagamento de impostos.
- Suserano – Sr. Feudal, dona da Terra cedida ao Vassalo.

PIRÂMIDE SOCIAL NA IDADE MÉDIA


Igreja Católica – “Os príncipes têm poder na terra, os sacerdotes, sobre a alma. E assim como a alma é muito mais valiosa do que o corpo, assim também mais valioso é o clero do que a monarquia [...] Nenhum rei pode reinar com acerto a menos que sirva devotamente ao vigário de Cristo.”  - Fala do Papa Inocêncio III (1198-1216). In: PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa São Paulo: Martins Fontes, 1985. P. 218
*Teocentrismo = visão de mundo cristã = Deus = perfeição e superioridade
*Homem = imperfeito e pecador
*Igreja = 2/3 das Terras em poder da igreja
*Escrita/Leitura = mosteiros (monges, só 2% da população era alfabetizada)
*Filosofia = Escolástica (Aquino/Agostinho) – Mostram situações mundanas através de uma possível ciência, mas sem se esquecer de que tudo é advindo de Deus.
*Ciência = ??? (ocultada, era mal vista, não era divulgada)

Dicas de filme: Indiana Jones e a última cruzada, Coração valente, Cruzada, O nome da rosa, Joana D’Arc, Brumas de Avalon, Rei Artur, A flauta mágica, Caça às bruxas.








CANTIGAS
Características:
-Língua galego-português
-Tradição oral
-Cantada e acompanhada por instrumentos musicais

Instrumentos:
-Violas de arco / cítaras
-Flautas / alaúdes
-Pandeiros / saltérios
-Gaitas / soalhas

Artistas:
TROVADOR – alta nobreza, músico.
SEGREL – nobre, poeta, cantor.
JOGRAL – compositor e cantor
MENESTREL – cantor
SOLDADEIRA – acompanha o jogral

Marco inicial: Cantiga da Ribeirinha (1189-1198) de Paio Soares de Taveirós é o marco inicial da Literatura Portuguesa.

*Líricas – amor e amigo, enaltecem, fazem homenagem a alguém.
*Sátiras – escárnio e maldizer, escracham, ironizam, rebaixam.

Cantiga de amor (características):
-Paixão infeliz, o amor não correspondido;
-O eu-lírico é sempre masculino;
-O homem é o ‘coitado’ (sofre de uma dor imensa) e a mulher é ‘formosa’;
-Superioridade da dama;
-Homem (vassalo) x mulher (suserana);
-Amor cortês, convencionalismo;
-Origem provençal (sul da França).

                   Cantiga de amor
         No mundo non me sei parelha,
         mentre me for’ como me vai,
         ca já moiro por vós – e ai!
         mia senhor branca e vermelha,
         quando vos eu vi em saia!
         mao dia me levantei,
         que vos enton non vi fea!

Cantiga de amigo (características):
-Relação amorosa entre camponeses;
-O tema central é a saudade;
-O eu-lírico é sempre feminino;
-Expõe a visão feminina do amor;
-O amor é real e possível;
-Amor natural e espontâneo;
-Origem Ibérica (peninsular).

                   Cantiga de amigo
         Ai flores, ai flores do verde pino,
         se saberdes novas do meu amigo!
         ai Deus, e u é?
         Ai flores, ai flores de verde rama,
         Se saberdes novas do meu amado!
         ai Deus, e u é?
         Se saberdes novas do meu amado,
         aquel que mentiu do que mi há jurado!
         ai Deus, e u é?

Cantiga de escárnio (características):
-Critica por meio de palavras ambíguas (de duplo sentido). Indireta;
-É obtido por meio de ironias, trocadilhos e jogos semânticos;
-De modo geral, ridicularizam o comportamento de nobres ou denunciam as mulheres que não seguem o código do amor cortês.

                   Cantiga de escárnio
         Ai, dona fea, fostes-vos queixar
         que vos nunca louv(o) em meu cantar;
         mais ora quero fazer um cantar
         em que vos loarei toda via;
         e vedes como vos quero loar:
         dona fea, velha e sandia.

Cantiga de maldizer (características):
-Crítica de modo DIRETO, explícito identificando a pessoa satirizada;
-Intenção difamatória;
Linguagem ofensiva e palavras de baixo calão;
-Muitas vezes, tratam das indiscrições amorosas de nobres e membros do clero.



                   Cantiga de maldizer
         Martim jogral, que defeito,
         sempre convosco se deita
         vossa mulher!
         Vedes-me andar suspirando;
         e vos deitado, gozando
         vossa mulher!
         Do meu mal não vos doeis;
         morro eu e vós fodeis
         vossa mulher!

         A vós, Dona abadessa,
         de mim, Dom Fernand’Esquio,
         estas doas vos envio,
         porque sei que sodes essa
         dona que as merecedes:
         quatro caralhos franceses
         e dous aa prioressa.

À reunião dessa cantigas dá-se o nome de CANCIONEIROS:
-Da Vaticana
-Da Ajuda
-Da Biblioteca nacional de Lisboa

Don Dinis - Foi o mais fecundo dos trovadores, D. Dinis deixou 138 composições. Data de nascimento e morte: 1261-1325 conseguiu manter o prestígio da poesia no seu reinado, embora o grande esplendor do movimento poético começasse a declinar já no final do reinado de seu pai, Afonso III. Também protegeu, com larga generosidade, as letras, tanto os trovadores como os poetas populares.

NOVELAS DE CAVALARIA
-Prosas longas e narrativas em versos;
-As aventuras Cavaleiros;
-Divulgar os valores: Honra e Lealdade;
-Ideais Cristãos;
-Ciclos: Clássico / Carolíngio / Bretão (arturiano).
Exemplos de novelas de cavalaria:
*Rei Arthur
*Cavaleiros da Távola Redonda
*A demanda do Santo Graal
*Amadis de Gaula

*Tristão e Isolda




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