Professor Pepe e seus 1ºs anos:
Primeiro toda a contextualização. Situando os alunos histórica e literariamente.
Depois, com o filme "O nome da Rosa", um mergulho na Idade Média.
T R O V A D O R I M O
CONTEXTO HISTÓRICO
- Feudalismo
- Teocentrismo (Deus é o
centro de tudo)
- Cruzadas (Guerras Santas)
- Peste negra (1/3 morre)
SISTEMA FEUDAL
-
Feudo – porção de terra. Senhor feudal + membros empobrecidos da nobreza +
cavaleiros + camponeses livres e servos = unidos por uma relação de dependência
= vassalagem.
-
Vassalo – direito de viver na propriedade, cultivar a terra, além de receber a
proteção. Fidelidade e pagamento de impostos.
-
Suserano – Sr. Feudal, dona da Terra cedida ao Vassalo.
PIRÂMIDE SOCIAL NA IDADE MÉDIA
Igreja Católica
– “Os príncipes têm poder na terra, os sacerdotes, sobre a alma. E assim como a
alma é muito mais valiosa do que o corpo, assim também mais valioso é o clero
do que a monarquia [...] Nenhum rei pode reinar com acerto a menos que sirva
devotamente ao vigário de Cristo.” - Fala do Papa Inocêncio III (1198-1216). In: PERRY,
Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa São Paulo: Martins Fontes,
1985. P. 218
*Teocentrismo
= visão de mundo cristã = Deus = perfeição e superioridade
*Homem = imperfeito e pecador
*Igreja = 2/3 das Terras em
poder da igreja
*Escrita/Leitura = mosteiros
(monges, só 2% da população era alfabetizada)
*Filosofia = Escolástica
(Aquino/Agostinho) – Mostram situações mundanas através de uma possível
ciência, mas sem se esquecer de que tudo é advindo de Deus.
*Ciência = ??? (ocultada, era
mal vista, não era divulgada)
Dicas de filme:
Indiana Jones e a última cruzada, Coração valente, Cruzada, O nome da rosa,
Joana D’Arc, Brumas de Avalon, Rei Artur, A flauta mágica, Caça às bruxas.
CANTIGAS
Características:
-Língua galego-português
-Tradição oral
-Cantada e acompanhada por instrumentos musicais
Instrumentos:
-Violas de arco / cítaras
-Flautas / alaúdes
-Pandeiros / saltérios
-Gaitas / soalhas
Artistas:
TROVADOR – alta nobreza, músico.
SEGREL – nobre, poeta, cantor.
JOGRAL – compositor e cantor
MENESTREL – cantor
SOLDADEIRA – acompanha o jogral
Marco inicial: Cantiga da Ribeirinha (1189-1198) de
Paio Soares de Taveirós é o marco inicial da Literatura Portuguesa.
*Líricas – amor e amigo, enaltecem, fazem homenagem a alguém.
*Sátiras – escárnio e maldizer, escracham, ironizam, rebaixam.
Cantiga de amor (características):
-Paixão infeliz, o amor não correspondido;
-O eu-lírico é sempre masculino;
-O homem é o ‘coitado’ (sofre de uma dor imensa) e a
mulher é ‘formosa’;
-Superioridade da dama;
-Homem (vassalo) x mulher (suserana);
-Amor cortês, convencionalismo;
-Origem provençal (sul da França).
Cantiga de amor
No mundo
non me sei parelha,
mentre
me for’ como me vai,
ca já
moiro por vós – e ai!
mia
senhor branca e vermelha,
quando
vos eu vi em saia!
mao dia
me levantei,
que vos
enton non vi fea!
Cantiga de amigo
(características):
-Relação amorosa entre camponeses;
-O tema central é a saudade;
-O eu-lírico é sempre feminino;
-Expõe a visão feminina do amor;
-O amor é real e possível;
-Amor natural e espontâneo;
-Origem Ibérica (peninsular).
Cantiga de amigo
Ai
flores, ai flores do verde pino,
se
saberdes novas do meu amigo!
ai Deus,
e u é?
Ai
flores, ai flores de verde rama,
Se
saberdes novas do meu amado!
ai Deus,
e u é?
Se
saberdes novas do meu amado,
aquel
que mentiu do que mi há jurado!
ai Deus,
e u é?
Cantiga de
escárnio (características):
-Critica por meio de palavras ambíguas (de duplo
sentido). Indireta;
-É obtido por meio de ironias, trocadilhos e jogos
semânticos;
-De modo geral, ridicularizam o comportamento de
nobres ou denunciam as mulheres que não seguem o código do amor cortês.
Cantiga de escárnio
Ai, dona
fea, fostes-vos queixar
que vos
nunca louv(o) em meu cantar;
mais ora
quero fazer um cantar
em que
vos loarei toda via;
e vedes
como vos quero loar:
dona
fea, velha e sandia.
Cantiga de maldizer
(características):
-Crítica de modo DIRETO, explícito identificando a
pessoa satirizada;
-Intenção difamatória;
Linguagem ofensiva e palavras de baixo calão;
-Muitas vezes, tratam das indiscrições amorosas de
nobres e membros do clero.
Cantiga
de maldizer
Martim jogral, que
defeito,
sempre
convosco se deita
vossa
mulher!
Vedes-me
andar suspirando;
e vos
deitado, gozando
vossa
mulher!
Do meu
mal não vos doeis;
morro eu
e vós fodeis
vossa
mulher!
A vós,
Dona abadessa,
de mim,
Dom Fernand’Esquio,
estas
doas vos envio,
porque
sei que sodes essa
dona que
as merecedes:
quatro
caralhos franceses
e dous
aa prioressa.
À reunião dessa cantigas dá-se o nome de CANCIONEIROS:
-Da Vaticana
-Da Ajuda
-Da Biblioteca nacional de Lisboa
Don Dinis - Foi o mais fecundo dos trovadores, D. Dinis deixou 138
composições. Data de nascimento e morte: 1261-1325 conseguiu manter o prestígio
da poesia no seu reinado, embora o grande esplendor do movimento poético
começasse a declinar já no final do reinado de seu pai, Afonso III. Também
protegeu, com larga generosidade, as letras, tanto os trovadores como os poetas
populares.
NOVELAS DE
CAVALARIA
-Prosas longas e narrativas em versos;
-As aventuras Cavaleiros;
-Divulgar os valores: Honra e Lealdade;
-Ideais Cristãos;
-Ciclos: Clássico / Carolíngio / Bretão (arturiano).
Exemplos de
novelas de cavalaria:
*Rei Arthur
*Cavaleiros da Távola Redonda
*A demanda do Santo Graal
*Amadis de Gaula
*Tristão e Isolda
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