A interdisciplinaridade começou a ser abordada no Brasil a partir da lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se tornado mais presente .
A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno.
Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado.
Ela implica na articulação de ações disciplinares que buscam um interesse em comum. Dessa forma, a interdisciplinaridade só será eficaz se for uma maneira eficiente de se atingir metas educacionais previamente estabelecidas e compartilhadas pelos atores da unidade escolar.
Foi assim que a professora Sílvia fez a articulação entre Arte, sua disciplina, e Língua Portuguesa. Ao despertar em seus alunos a noção e o sentimento do artista romântico ela antecipou e facilitou o trabalho do professor de Língua Portuguesa e Literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário