Para Guedes e Souza:
Ler e escrever são tarefas da escola, questões para todas as áreas, uma
vez que são habilidades indispensáveis para a formação de um estudante, que é
responsabilidade da escola. Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se
aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção
como produtor de conhecimento;
Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa
apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas,
jornais, relatórios, arquivos;
Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de
conhecimento se expressa por escrito.
Sabendo disso, a professora Sílvia - lembram dela? Aquela...de Arte... - desvendou com seus alunos o mundo do teatro, e os levou a ler, escrever, a criar e recriar.
Afinal, as aulas de Arte podem proporcionar momentos em que o aluno pratique significativamente
a escrita. As atividades de apreciação estética e contextualização em sala
de aula em geral ocorrem em um contexto de oralidade, mas podem, também, desencadear
a prática da expressão escrita desse aluno.
Escrever nas aulas de Arte leva os estudantes a ressignificar a própria vivência
do fenômeno artístico.
E encenar o que escreveram é ainda melhor!
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Debochar do Lobo Mau? Só mesmo esta Chapeuzinho! |
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Vovó![]() ![]() |
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