segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Mostra de Ciências Humanas

Amparando nossa proposta de trabalho nos artigos 12º, 18º e 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pretendemos minimizar os conflitos entre os adolescentes, os quais são advindos de transformações biológicas e comportamentais naturais da idade, bem como de outros oriundos de diferentes opções religiosas, etnia e orientação sexual; além de mostrar que a educação é um fator de integração social.

O trabalho teve início com a cena do filme `O fabuloso destino de Amélie Poulain (Jean-Pierre Jeunet, França, 2001), que foi o motivador para os alunos preparem as suas caixinhas, nas quais colocaram fotos de sua vida e objetos que a família tenha guardado e sejam especiais para serem exibidos, também podendo trazer algum bichinho de pelúcia, roupinhas, etc.
Em seguida, dentro da roda, cada um foi expondo, contando suas memórias,assim como o professor (geralmente é interessante ser o primeiro para que eles vejam como deve ser feita a apresentação). Depois todos guardaram suas caixas e levaram de volta suas memórias para casa, certamente mais sociáveis com seus colegas e professores.

Além das caixinhas, os alunos confeccionaram cartazes simulando diálogos no "facebook", a fim de discutir sobre preconceito, educação, liberdade de expressão...

professoras de Sociologia,  Gláucia e Ana Paula

Em Arte, com a professora Sílvia, cartazes e telas. Nos cartazes uma reflexão sobre o tema "Nossa turma é assim" e , nas telas árvores representando direitos e deveres.





Professora Sílvia

As professoras Gláucia e Ana Paula também incentivaram a produção de Literatura de Cordel sobre Direitos Humanos.







A professora Elisabete Curiel, de Filosofia, também ajudou a promover a reflexão sobre os direitos e deveres, assim pediu  a seus alunos para ilustrarem em suas mãos um direito e qual o seu dever para conquistá-lo.




Gostaríamos de fazer um agradecimento especial à professora Ana Paula de Andrade que idealizou e incentivou a todos na realização deste projeto.


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