terça-feira, 22 de outubro de 2013

Dia do SARESP na escola

Estudo.
Reflexão.
Discussão.
Tomada de consciência.
Análise de resultados.
Assim foi mais um Dia do SARESP na EE João Ribeiro da Silveira.




Depois que os professores assistiram ao vídeo do professor Felipe Bandoni sobre avaliação, eles puderam refletir e responder às atividades solicitadas da seguinte maneira:

ATIVIDADES – VÍDEO

  1. Como vocês entendem a avaliação de aprendizagem?
Precisa ser contínua, diversificada durante todo o período de aula, com estratégias diversificadas de acordo com as habilidades e competências, ser um instrumento para o professor avaliar sua prática de trabalho, bem como para verificar se as habilidades foram contempladas no processo de ensino.

  1. Podemos definir avaliação como um processo de aprendizagem. Como vocês entendem este processo? Ele é individual? Gradual?
Com o resultado da avaliação, o professor consegue identificar o que o aluno já aprendeu, por isso é individual, no entanto devem ser trabalhadas as peculiaridades no grupo; porém também podemos fazer uma avaliação coletiva. É um processo gradual.
 
  1. Avaliação como um processo, está relacionada com o conhecimento adquirido, com a participação, dedicação e progresso do aluno. Qual o maior problema, que nós professores, enfrentamos para elaborar uma avaliação?
Diagnosticar as competências e habilidades não atingidas para que a partir dela possamos dar continuidade ao trabalho. Também, enfrentamos dificuldades para preparar provas com competências e habilidades que atendam aos níveis fácil, médio e difícil das matrizes do SARESP; e ainda, tentar abranger todas as competências e habilidades para não fazer uma prova tão extensa, mas com qualidade e que os alunos consigam fazer em tempo hábil.

  1. Sabemos que as dificuldades em avaliar e fazer uma avaliação contínua passa por alguns desafios como: heterogeneidade da turma, registros entre outros. Como vocês enfrentam esses desafios?
Esses desafios servem para realizar diferentes formas de avaliações e analisar os pré-requisitos que trazem os alunos e o que eles vão adquirindo durante o período letivo. A avaliação contínua ajuda a escalar o grau de aprendizagem também de forma heterogênea e a compreender as dificuldades de cada aluno. Com organização e planejamento, estando atento às dificuldades da sala, intervindo quando necessário e preparando as aulas de acordo com a realidade da classe é possível enfrentar tais desafios.


  1.  Com relação às avaliações institucionais: Saresp, ENEM, Prova Brasil e outros. Como usar de uma maneira positiva essas avaliações na sua prática pedagógica?

Revendo questões, aplicando e analisando em sala de aula e até mesmo nas avaliações internas. Também devem ser trabalhados no dia-a-dia textos criteriosos desses sistemas de avaliações, bem como as habilidades abrangidas nesses devem ser revisitadas em nosso cotidiano e, sempre, devemos fazer a devolutiva com os alunos, corrigindo, debatendo e dialogando sobre os temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário