Reflexão.
Discussão.
Tomada de consciência.
Análise de resultados.
Assim foi mais um Dia do SARESP na EE João Ribeiro da Silveira.
Depois que os professores assistiram ao vídeo do professor Felipe Bandoni sobre avaliação, eles puderam refletir e responder às atividades solicitadas da seguinte maneira:
ATIVIDADES – VÍDEO
- Como
vocês entendem a avaliação de aprendizagem?
Precisa
ser contínua, diversificada durante todo o período de aula, com estratégias
diversificadas de acordo com as habilidades e competências, ser um instrumento
para o professor avaliar sua prática de trabalho, bem como para verificar se as
habilidades foram contempladas no processo de ensino.
- Podemos
definir avaliação como um processo de aprendizagem. Como vocês entendem
este processo? Ele é individual? Gradual?
Com
o resultado da avaliação, o professor consegue identificar o que o aluno já
aprendeu, por isso é individual, no entanto devem ser trabalhadas as
peculiaridades no grupo; porém também podemos fazer uma avaliação coletiva. É
um processo gradual.
- Avaliação
como um processo, está relacionada com o conhecimento adquirido, com a
participação, dedicação e progresso do aluno. Qual o maior problema, que
nós professores, enfrentamos para elaborar uma avaliação?
Diagnosticar
as competências e habilidades não atingidas para que a partir dela possamos dar
continuidade ao trabalho. Também, enfrentamos dificuldades para preparar provas
com competências e habilidades que atendam aos níveis fácil, médio e difícil
das matrizes do SARESP; e ainda, tentar abranger todas as competências e habilidades
para não fazer uma prova tão extensa, mas com qualidade e que os alunos
consigam fazer em tempo hábil.
- Sabemos
que as dificuldades em avaliar e fazer uma avaliação contínua passa por
alguns desafios como: heterogeneidade da turma, registros entre outros.
Como vocês enfrentam esses desafios?
Esses
desafios servem para realizar diferentes formas de avaliações e analisar os
pré-requisitos que trazem os alunos e o que eles vão adquirindo durante o
período letivo. A avaliação contínua ajuda a escalar o grau de aprendizagem
também de forma heterogênea e a compreender as dificuldades de cada aluno. Com
organização e planejamento, estando atento às dificuldades da sala, intervindo
quando necessário e preparando as aulas de acordo com a realidade da classe é possível
enfrentar tais desafios.
- Com relação às avaliações institucionais:
Saresp, ENEM, Prova Brasil e outros. Como usar de uma maneira positiva
essas avaliações na sua prática pedagógica?
Revendo
questões, aplicando e analisando em sala de aula e até mesmo nas avaliações
internas. Também devem ser trabalhados no dia-a-dia textos criteriosos desses
sistemas de avaliações, bem como as habilidades abrangidas nesses devem ser
revisitadas em nosso cotidiano e, sempre, devemos fazer a devolutiva com os alunos,
corrigindo, debatendo e dialogando sobre os temas.
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