“A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte
do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria.”
Paulo Freire
De acordo com as orientações da CGEB para o replanejamento /2013, entende-se que:
A ideia de replanejamento, realizado pelo grupo de
profissionais que atuam no espaço escolar, apoiado e amadurecido na reflexão e
nas trocas de experiências, baseia-se no fato de que esse ato é fundamental
enquanto fonte de aprendizagem, de ensino e de revisão das práticas
pedagógicas. Por isso, a "João Ribeiro" tentou passar para toda sua equipe que para recomeçar
um trabalho é preciso olhar para o que já foi conseguido e empenhar esforços em
busca dos resultados desejados.
Assim é fundamental
retomar as atividades acreditando e investindo em algo fundamental para um
resultado satisfatório: a parceria.
Nossa diretora, dona Sonia, fazendo a abertura da reunião.
Momento de acolhida, reflexão e motivação!
QUE SEMPRE POSSAMOS ENCORAJAR UNS AOS OUTROS!
O despertar da flor
Estudando o material da CGEB
HORA DO LANCHE...
QUE HORA TÃO GOSTOSA!
O primeiro crepe a gente nunca esquece!
Vejam a alegria da "criança"!
BRASILEIRO NÃO FICA SEM UMA FILA!
Sentiram as poses das moças!
Observem o deslumbramento do professor Rafael diante do crepe!
Um crepe enlouquece?
Que trio, hem?!
Só alegria!
Pura concentração: na foto, mas no crepe foi mais.
Moça do crepe, esse negócio é muito bom!
Depois do lanche...apresentação dos grupos de estudo
Seguindo o documento da CGEB, os professores discutiram e responderam aos seguintes questionamentos:
· Questões
para reflexão:
ü Por que
devemos replanejar as ações?
ü
Como replanejar o desenvolvimento das diversas formas
de expressão nas diferentes áreas do conhecimento?
ü Como
organizar o tempo escolar?
ü Como
construir uma rotina que venha a favorecer a aprendizagem dos nossos alunos?
ü Como
replanejar e organizar o trabalho pedagógico utilizando-se dos diversos
materiais e recursos disponíveis para o processo de ensino e de aprendizagem?
REVISÃO DAS AÇÕES
a)
Atividades trabalhadas e intervenções realizadas
Quais atividades têm sido oferecidas aos alunos que não avançam em suas
hipóteses?
Como
têm sido trabalhadas as atividades de leitura e escrita em sala de aula? ( em
todas as áreas)
Como têm sido trabalhadas as atividades de Matemática?
Quais são privilegiadas? Há diversidade?
De quais intervenções/perguntas os professores lançam mão, durante a realização
das atividades? O que pretendem que os alunos aprendam com estas questões?
Há adequações das atividades
de modo a favorecer a participação de todos os alunos?
b)
Organização da escola e da sala de aula
A
escola desencadeou ações para recuperar as aprendizagens dos alunos (grupos de
apoio, práticas específicas visando à recuperação contínua, entre outras)?
Como têm sido organizados os
alunos, em sala de aula, nas práticas de leitura, escrita, de matemática e nas
diversas áreas do conhecimento. (individualmente, em duplas, em trios, em
grupos, coletivamente)?
c) Recursos pedagógicos
Quais recursos didático-pedagógicos o professor tem utilizado para auxiliar os
alunos em sua aprendizagem do sistema de escrita?
Quais recursos didático-pedagógicos o professor tem utilizado para auxiliar os
alunos em sua aprendizagem dos conhecimentos matemáticos?
O acervo literário tem sido
utilizado? De que forma e com que finalidade?
d) Avaliação
Os mapas de sondagem têm sido instrumentos desencadeadores de práticas?
Os instrumentos de
acompanhamento da evolução da aprendizagem destes alunos (exemplos: portfólio,
cadernos de registro, fichas), têm sido efetivamente usados como forma de
validar e/ou reavaliar as práticas pedagógicas?
Como os indicadores têm sido
utilizados para avaliação e implantação das ações desenvolvidas dentro da sala
de aula? Como as atividades e intervenções oferecidas propiciaram o desenvolvimento das competências leitora e escritora em consonância com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e com os planos de aula?
Professora Nilza, apresentando as respostas de seu grupo |
Professor Rafael, apresentando as respostas de seu grupo |
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