sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PRÁXIS PEDAGÓGICA

1º Simpósio da Área de Ciências da Natureza: Práxis Pedagógica

               Incentivadas pelos PCOPs da área de Ciências da Natureza, todas as escolas pertencentes à Diretoria de São José do Rio Preto irão participar, no dia 15 de dezembro de 2011, do 1º Simpósio da Área de Ciências da Natureza, para o qual os professores da João Ribeiro se empenharam muito e desenvolveram um  projeto com a velocidade de nosso tempo.

Leiam  e vejam um pouco sobre este projeto:

                As possibilidades oferecidas pela tecnologia, a concretização através do mundo virtual e a necessidade de o jovem ver pelo tato conduzem-nos a práticas pedagógicas que permitam vivenciar as situações propostas, pois já não bastam teorias . Pensando sob essa perspectiva, a área de ciências da natureza tem proporcionado o maior número de experiências possíveis, para as quais o Acessa Escola tem sido um grande aliado.









Em Química os alunos realizaram a atividade "Fatores que interferem na rapidez das transformações químicas" para a qual  a metodologia  foi :


Experimentos utilizando várias substâncias e materiais. Antes de cada experimento os alunos refletiam e anotavam suas expectativas em relação ao mesmo. Após o experimento os alunos analisavam se suas expectativas haviam se confirmado. Ao final da aula os alunos fizeram um pequeno relatório dos experimentos.



Em Biologia, o professor Artur e a professora Erci desenvolveram um trabalho muito envolvente; ele com o 1º ano D e ela com os 3ºs anos A e B.
Professor Artur fez o " Crie o seu organismo", no qual os alunos foram divididos em quatro grupos. Cada grupo recebeu uma apostila contendo informações a respeito das partes que fariam parte dos animais a serem criados. Após a leitura, os alunos receberam uma segunda apostila contendo as partes dos animais a serem recortadas. Já com os cinco animais montados, cada grupo recebeu um envelope contendo a descrição do ambiente onde os seus cinco animais estariam vivendo. De acordo com as características de cada animal montado, os alunos avaliaram quais deles conseguiram se manter vivos. Na última fase do trabalho, cada grupo recebeu um envelope vermelho contendo a descrição de um desastre natural ocorrido no ambiente onde os seus animais estavam vivendo.






A professora Erci fez o "Observando flores". Aqui os alunos deveriam observar uma flor de hibisco (Hibiscus rosa) , identificar suas estruturas reprodutivas e entender como ocorre a fecundação. Primeiramente pesquisaram  sobre a flor pela internet. Em um outro momento, trouxeram flores de hibisco para a sala desprendendo suas partes até chegar no ovário e finalmente no óvulo da planta. Todas as partes da flor  foram identificadas.







O projeto proporcionou aulas  bastante proveitosas, pois os alunos compreenderam as atividades propostas , houve grande troca de informações, ficaram curiosos e participaram com muito  entusiasmo e dedicação.

VALEU, PROFESSORES, PELO EMPENHO!
VALEU, OFICINA, PELO EMPURRÃOZINHO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário