terça-feira, 28 de março de 2017

Química é ação


Professora Silvana e seus alunos desenvolvendo atividades experimentais!










Professora Silvana e o Plano de Ação!
  • Expressar fenômenos diversos por meio de gráficos.




Recuperação e reforço: apoio à aprendizagem dos alunos. Qual o melhor modelo de recuperação? Não há uma única modalidade. Deve haver vários tempos e espaços para a recuperação. A responsabilidade da educação é a APRENDIZAGEM. As estratégias podem ser múltiplas. Portanto, devemos otimizar estas múltiplas possibilidades.



Grêmio - eleições 2017

      A Gestão Democrática da educação é princípio definido na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (1996) e se assenta no pressuposto de que a educação é um processo colaborativo, que demanda a atuação das comunidades interna e externa da escola. Uma organização democrática, portanto, é aquela em que seus participantes estão coletivamente organizados e compromissados com a promoção do processo educativo.

O Projeto de Gestão Democrática da Educação foi desenvolvido pela SEE em 2016 e contou com a participação efetiva da CGEB - Coordenadoria de Gestão da Educação Básica.  

           Os representantes dos alunos, no grêmio, são eleitos anualmente, pelo voto direto e por seus pares, e essa eleição obedece um rigor amparado pelo Estatuto do Grêmio da Unidade Escolar, construído a partir da legislação em vigor, com o objetivo de garantir a transparência do processo.

         Há um conjunto de leis que apoia e organiza as ações democráticas/participativas na escola como é o caso do Grêmio Estudantil, uma agremiação que defende os interesses da educação e cria oportunidades para que os estudantes discutam, desenvolvam e fortaleçam ações de protagonismo juvenil no ambiente escolar como também na comunidade, onde a escola se localiza. É um importante espaço gerador de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e vivência dos direitos e deveres. 

A CAMPANHA





A ELEIÇÃO





quinta-feira, 9 de março de 2017

Planejamento também é confraternização



                Todo momento de reunião é um bom momento para confraternização.

                Sendo assim, nos dias 2 e 3 de março, além do café da manhã, também compartilhamos bons momentos durante o almoço, que foi preparado com muita dedicação.

Almoço do dia 02/03






Almoço do dia 03/03




quarta-feira, 8 de março de 2017

Planejamento 2017



“O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação, um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”.

Libâneo (1994)

01/03/2017
·         Saudação da diretora.
·         Vídeo motivacional: Construa sua arca - https://www.youtube.com/watch?v=wNGNrRtbwCM 
·         Vídeo: teoria das relações humanas. - https://www.youtube.com/watch?v=tCicwnFn4ms
·         Plataforma Foco Aprendizagem – conhecendo e analisando.

                Para a saudação...um mimo preparado com muito carinho.










Analisando resultados na Plataforma Foco Aprendizagem








 02/03/2017


·         Saudação da diretora.
·         Trecho do filme “Mãos talentosas”.
·         Verificação das metas propostas em 2016.
·         Linha do tempo Currículo e Avaliações.
·         Gestão de resultados Educacionais – fragmentos do texto de Heloísa Lück
·         Sessão de estudos
·         Competências e habilidades
·         Oficina: Nós, as competências e as habilidades.

                 








                 O dia 02/03 foi de muito trabalho e estudo, por isso a oficina "Nós, as competências e as habilidades" foi preparada no dia 02 e teve seu fechamento no dia 03.
                    A oficina:
Oficina: Nós, as competências e as habilidades
1 . Distribuídos em grupos por área/disciplina de conhecimento devem realizar a leitura do quadro de habilidades dos grupos I, II e II dispostos abaixo (retirados das Matrizes de Referência para Avaliação SARESP (p. 17-20)) e classificá-las de acordo com a legenda abaixo:
P – Prioritárias
RI – Relativamente Importante
PT – Pouco Trabalhada
C – Habilidades a serem trabalhadas conjuntamente em todas as áreas
HABILIDADES DO GRUPO I
(  ) Observar para levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações etc. e suas representações.
( ) Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrição.
(  ) Identificar uma descrição que corresponde a um conceito ou às características típicas de objetos, da fala, de diferentes tipos de texto.
(  ) Localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto.
( ) Descrever objetos, situações, fenômenos, acontecimentos etc. e interpretar as descrições correspondentes.
(  ) Discriminar, estabelecer diferenciações entre objetos, situações e fenômenos com diferentes níveis de semelhança.
( ) Constatar alguma relação entre aspectos observáveis do objeto, semelhanças e diferenças, constâncias em situações, fenômenos, palavras, tipos de texto etc.
(  ) Representar graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos, gráficos etc.) os objetos, situações, sequências, fenômenos, acontecimentos etc.
(  ) Representar quantidades por meio de estratégias pessoais, de números e de palavras.
HABILIDADES DO GRUPO II
( ) Classificar – organizar (separando) objetos, fatos, fenômenos, acontecimentos e suas representações, ações, de acordo com um critério único, incluindo subclasses em classes de maior extensão.
( ) Seriar – organizar objetos de acordo com suas diferenças, incluindo as relações de transitividade.
(  ) Ordenar objetos, fatos, acontecimentos, representações, de acordo com um critério.
(  ) Conservar algumas propriedades de objetos, figuras etc. quando o todo se modifica.
( ) Compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenômenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases etc.
( ) Fazer antecipações sobre o resultado de experiências, sobre a continuidade de acontecimentos e sobre o produto de experiências.
( ) Calcular por estimativa a grandeza ou a quantidade de objetos, o resultado de operações aritméticas etc.
(  ) Medir, utilizando procedimentos pessoais ou convencionais.
( ) Interpretar, explicar o sentido que têm para nós acontecimentos, resultados de experiências, dados, gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descrições, poemas etc. e apreender este sentido para utilizá-lo na solução de problemas.
HABILIDADES DO GRUPO III
( ) Analisar objetos, fatos, atos, acontecimentos, situações, com base em princípios, padrões e valores.
( ) Aplicar relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos e situações diferentes; aplicar fatos e princípios a novas situações, para tomar decisões, solucionar problemas, fazer prognósticos etc.
( ) Avaliar, isto é, emitir julgamentos de valor referentes a acontecimentos, decisões, situações, grandezas, objetos, textos etc.
( ) Criticar, analisar e julgar, com base em padrões e valores, opiniões, textos, situações, resultados de experiências, soluções para situações-problema, diferentes posições assumidas diante de uma situação etc.
(  ) Explicar causas e efeitos de uma determinada sequência de acontecimentos.
(  ) Apresentar conclusões a respeito de ideias, textos, acontecimentos, situações etc.
(  ) Levantar suposições sobre as causas e efeitos de fenômenos, acontecimentos etc.
(  ) Fazer prognósticos com base em dados já obtidos sobre transformações em objetos, situações, acontecimentos, fenômenos etc.
( ) Fazer generalizações (indutivas) a partir de leis ou de relações descobertas ou estabelecidas em situações diferentes, isto é, estender de alguns para todos os casos semelhantes.
(  ) Fazer generalizações (construtivas) fundamentadas ou referentes às operações do sujeito, com produção de novas formas e de novos conteúdos.
( ) Justificar acontecimentos, resultados de experiências, opiniões, interpretações, decisões etc.

2. Pensando nas habilidades inerentes a sua disciplina e/ou área, selecione três para cada tópico abaixo:

          A)    Aquelas nas quais os alunos apresentam menores dificuldades
      1.
      2. 
      3. 

          B)     Aquelas nas quais os alunos apresentam maiores dificuldades
    1. 
    2.
    3.

A partir do exposto na questão anterior (letra B – maior dificuldade), o grupo deve escolher uma habilidade e propor uma atividade para desenvolver e ser trabalhada em sala de aula.

     Finalizando:
    O grupo de professores deve sistematizar as respostas das questões propostas, a fim de apresentar  ao corpo docente os resultados, para que se possam mapear as habilidades pouco trabalhadas e as que poderão ser trabalhadas conjuntamente durante o ano letivo, bem como as sugestões de atividades para a realização desse trabalho.
fonte: Diretoria de Ensino de Sorocaba
Núcleo Pedagógico
Contribuições para o Planejamento de 2014

As  apresentações das oficinas










Plano de ação por disciplina e série