quinta-feira, 28 de julho de 2016

Dengue? Estamos fora!



Todos juntos contra o Aedes aegypti

Esta é a campanha do Governo do Estado de São São Paulo

e por que devemos nos preocupar?

  • O Aedes aegypti transmite a dengue,chikungunya e zika vírus. 
  • Durante o calor do verão, o mosquito se reproduz mais rapidamente.
  • Não é fácil perceber a picada do mosquito, pois ela não dói, nem coça.
  • Os ovos do mosquito sobrevivem por meses em locais secos, antes de entrar água e virar larvas.
   Nossa escola não poderia se isentar dessa campanha e, considerando que na "escola que queremos" está o tornar os alunos conscientes de sua importância na sociedade,  nada melhor do que  lhes propor ações em prol da comunidade em que vivem.

      Assim, a professora Bruna, Biologia, preparou algumas aulas sobre o assunto "Dengue e demais doenças" a fim de que seus alunos, além de se capacitarem para a elaboração de cartazes participassem de um concurso de fôlderes, ainda em andamento, para que sejam distribuídos na cidade.

As aulas:














Dia das Mães

É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras e também símbolo de consumismo. A despeito do viés mercadológico, o Dia das Mães é uma data de singular importância para o mundo ocidental, sobretudo por reforçar os vínculos familiares. Mas como o segundo domingo de maio passou a ser considerado, mundialmente, como o Dia das Mães?
Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria. Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis.
Anna Jarvis perdeu sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, na cidade de Grafton, no estado da Virgínia Ocidental, EUA. Com a morte da mãe, Anna, diante do sofrimento e da dor que sentiu, decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar as crianças a importância da figura materna.
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm

Assim a EE João Ribeiro da Silveira também quis dedicar um dia especial para homenagear todas as mães, em especial àquelas que cuidam de nossos alunos, sejam elas as avós-mães, os pais-mães, as mães-mães ou a figura materna que mais próxima estiver de nossos jovens.
Com muito carinho e com a dedicação de toda a equipe escolar, mas sem deixarmos de destacar a grande colaboração das professoras Vanessa (Ed. Física) e Sílvia (Arte), no dia 05 de maio, realizamos uma agradável noite festiva.
Música, danças, poemas, brindes, desfiles e muita, muita alegria saudaram às mães e proporcionaram momentos de externação de amor.