quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Feliz 15 de outubro

Dia do professor não pode passar em branco!
É dia de abraços, beijos, lembranças, risos, confraternização e "comes-e-bebes".

Obrigada, dona Sônia, nossa diretora, por mais um dia 15 de alegria!

Quem quer crepe?

Olha um abelhudo aí, gente!


Alegria para todo lado!




Espremeram a tia Érica!

Guloso!




João Ribeiro é isso:
ALEGRIA!
UNIÃO!
COMPROMETIMENTO!
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA FAMÍLIA!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia do SARESP

       É com atraso que postamos, mas não poderíamos deixar de registrar o "Dia do SARESP na Escola" realizado em 28 de setembro em todo o estado de São Paulo e com muita dedicação na João Ribeiro.
      Foi dia de estudo! E muito estudo!




Bom Dia, tem que ser alegre!



Renata, professora coordenadora, repassando as orientações da DE.


Dona Sonia, nossa diretora, compartilhando com um dos grupos de estudo.


Todos atentos às explanações dos colegas!




É hora do lanche! Huuummmmmmmmmmm!


Vamos estudar mais um pouco?




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PRODESC leva-nos a Furnas

    Um projeto cujo tema é energia não poderia deixar de conhecer uma usina. E foi isso mesmo que a João Ribeiro fez. No dia 19 de outubro, os alunos dos terceiros anos A e B foram conhecer a Usina de Marimbondo - Furnas. Foram acompanhados pelo professor Hugo Gabriel, pela professora coordenadora Renata e pela professora Silvana.
   Na usina, foram recebidos pelo operador Melo, um senhor extremamente gentil, que recebia seus últimos visitantes, pois a partir do dia 24 estará aposentado. Ele mostrou cada setor da usina detalhadamente, respondendo a todas as perguntadas com muita atenção.
   A visita foi tão proveitosa e motivante que despertou em um aluno o desejo de fazer "engenharia de energia", aluno esse que saiu da escola falando em "engenharia ambiental" e quando lá chegou, uma das primeiras perguntas dele foi sobre o impacto ambiental causado pela construção da usina.
   Os alunos puderam ver de perto um gerador, a sala de controle, o vertedouro...
   Foi incrível!
A turma

A recepção do seu Melo

Vista dos geradores

Vendo de perto um gerador

Sala de controle

A barragem


A comporta




Que lugar!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Projeto Descentralizado também tem artigo de opinião

                             Energia Renovável – Está mais do que na hora



Uma coisa é fato. Não há a menor possibilidade de vivermos sem energia e, quanto mais inovações tecnológicas surgirem, maior será o consumo de energia; assim a energia deve ser produzida em larga escala. Aí é que está o problema! O mundo capitalista, a todo momento, sempre deu (e acredito que sempre dará) preferência à rápida produção e em larga escala, por isso a utilização das energias renováveis, pois a natureza as fornece “de bandeja”. Porém esse tipo de energia é altamente poluidor ao planeta.
            Os anos vão passando, o mundo capitalista girando e o efeito estufa aumentando, aumentando e, só agora os “poderosos chefões” perceberam que só há malefícios se prejudicarem o meio ambiente e, começam a falar (mas ainda muito pouco) em energia renovável.
            As energias renováveis além de serem inesgotáveis agridem pouco o meio ambiente em relação às não renováveis, porém, a energia renovável - seja ela eólica, solar, geotérmica ou qualquer outra - é de alto custo tanto para construção, quanto para a manutenção; e sabemos melhor do que ninguém que quando se fala em gasto, os poderosos se esquivam e dão preferência ao que seria mais em conta. Acontece que aquele velho ditado, um clichê que diz: “O barato sai caro” se encaixa perfeitamente nessa questão, uma vez que, dando preferência às energias renováveis por serem mais em conta (financeiramente falando) estarão agredindo o planeta com aquele velho conhecido nosso: o efeito estufa. Sempre me pergunto para que tanta mesquinharia em gastar dinheiro, sendo que com toda essa poluição não haverá vestígios de vida para desfrutar desses bens.
            A grande questão é:

Será que vale a pena investir e não poluir com as energias renováveis ou continuar evitando investimentos e, automaticamente reduzindo nossos dias?
                       

                                                                                                   Lais Caetano Lira (3ºano A)

Projeto Descentralizado em Ação

    O tema do Projeto Descentralizado desenvolvido pela nossa escola é a ENERGIA. E o professor Hugo Gabriel e seus alunos dos 3ºs anos A e B vêm eletrizando a João Ribeiro.
    Muita pesquisa, atividades na sala do Acessa Escola, vídeo produzido pela Tevê Cultura sobre o tema e muita vontade do professor foram a luz que o projeto precisava para acontecer; mas ainda não terminou.
    Aguardem que ainda vai ter muito mais! Enquanto isso, confiram algumas fotos do professor com a moçada.

Com esse vídeo, começamos um longo caminho.

Professor Hugo Gabriel "de olho" nos cartazes.
Cola direito aí, gente!


Vocês precisam ver, esses dois cartazes ficaram lindos depois de prontos!
A turma caprichou.

E a turma também escreveu muito!